REFILS E INSERTS PRA VC!

PS: Se vc tem interesse em IMPRIMÍVEIS para a sua agenda, dê uma olhada na página IMPRIMÍVEIS aqui à direita no blog.

Monday, September 15, 2014

FORMAS DE ORGANIZAÇÃO PESSOAL NA SUA AGENDA.....SOCORRO?!

Oi gente!!!!
www.mypurpleylife.com

Vou começar esse post com muita coisa linda pra gente fazer uma reflexãozinha básica, ok?

Olha pra essas fotos.

Olhou?

Sonhou que era sua? 

Pois é. É mais difícil que parece. 

Eu pensei que ia comprar minhas filofax ou genérica e isso ia acontecer como mágica, pq enfim né, essas agendas são encantadas #sóquenão.

www.papercraftsandsprinkles.com
Isso daí que vocês tão vendo exige tempo. E advinha??? Tempo é uma coisa que NÃO TENHO! 

É aí que já bate o desespero. A gente entra nesse mundo com um ideal, com milhares de exemplos a nosso dispor, mas vamos ser realistas?

Não sei se vocês já perceberam, mas muita, muita, muita gente mesmo que tá nesse meio é dona de casa. 

Não que isso não exige tampo, pq quando to em casa no fds me canso mais que trabalhando. É fato que segunda-feira é o pior dia da semana pra mim. Chego só os bregueço.

MEU CARRO É MAIS OU MENOS ASSIM, TODOS OS DIAS
Mas, porém no entanto, acho que é justo considerar que uma pessoa que tem filhos que estudam, e que permanece em casa enquanto eles o fazem, tem mais tempo pra arregaçar as mangas e tornar sua agenda frufruzada do que uma pessoa comum como eu que trabalho no trabalho e em casa, tenho marido e filhos pra cuidar, além de 2 gatos, 2 cachorros e 1 jabuti (não, não tô mentindo, nem brincando kkkkk).

Enfim, eu desisti de chegar a esse nível aí, e passei a pensar mais em funcionalidade.

Trabalho em 3 escolas diferentes, dou aulas para 7 turmas diferentes por semana o que dá 14 aulas planejadas e "únicas"nesse espaço de tempo. Deixo e busco maridos e filhos todos os dias e tem muito tempo perdido no trânsito. Além de morar longe que só a moléstia de todos os lugares por onde trafego. Enfim, chega de lamentação e vamos ao que interessa, né?

Tudo bem, admito, a gente tenta mas é humano, nem sempre as aulas são "únicas", as vezes por conta de imprevistos e falta de tempo vai o velha b-a-bá do livro mesmo. (Coordenadores que possam estar lendo....é muito raro isso, viu? Só pra constar kkkk).

Hoje eu vim falar de:

ORGANIZAÇÃO PESSOA NA SUA AGENDA!

Por organização pessoal, o que eu quero dizer é: como você organiza seus "agendamentos" na sua agenda?

Não só isso. se você tb a usa para manter anotações importantes, tenho algumas dicas pra você.

esse monstrinho aí? É o nosso medo rs
(Se você se sentir perdida, não se preocupe, como com quase tudo sou ótima nas teorias, e péssima na prática, também ainda estou aprendendo).

Se você der uma olhada no PINTEREST e buscar por "filofax inserts" ou "filofax printables", vai achar uma tonelada de modelos diferentes e que podem facilmente ser adaptados às suas preferências.

É aí que começa a confusão, não é mesmo?

Milhares de modelos a sua frente e tudo que vc quer mesmo é correr de medo.

Muita informação faz isso com a pessoa, viu? Quando não endoida a pobre da criatura de vez kkkkkkk.

Desculpe ser franca, mas se você tá começando e ainda não ficou que nem essa foto ao lado.....

É SÓ QUESTÃO DE TEMPO.

Essa fase é crucial para todos nós iniciantes.

A gente observa, se encanta, tenta copiar, vê que talvez não funcione, passa pela fase de luto por não poder fazer igual (e é aqui que dá vontade de mandar tudo praquele canto), e depois começa a adequar um sistema às nossas necessidades.

SÓ NÃO DESISTA!!!

Se eu tivesse desistido não tinha conseguido 1/2 dos bons resultados que consegui até agora. Não que meu sistema esteja perfeito, mas na semana passada fiz umas mudanças que me fizeram sair do DESESPERADA para "ACHO QUE HÁ ESPERANÇA", e isso já é muita coisa.

Na minha opinião, nada menos que um MILAGRE.

Saber que era possível me deu uma mega força de continuar, e se eu tive salvação, podes crer que vc também tem!!!

Observando nossos ídolos filofaxianos, é fácil observar que uma boa parcela opta por um método simples. O método do qual falo é

A SEMANA EM DUAS PÁGINAS

Já que imagens falam mais que palavras, vou logo mostrar o que é:


Essa da esquerda são as páginas em branco, e à direita um exemplo de como algumas pessoas utilizam.



Pra mim, semana em 2 páginas jamais funcionaria, então tive que buscar outra coisa.

Tem gente que usa calendários mensais, em conjunto, ou sozinho, com aqueles acima:
www.mypurpleylife.com


Mais uma vez, o que temos à esquerda está em branco, e à direita já decorada. 

Ele vem na forma horizontal tb.  


Além desses dois, temos tb as páginas diarias, que são mais variáveis que qualquer outra coisa. Tem gente que só usa pra acompanhar a malhação, outros trabalho, outros o homeschooling dos filhos, enfim, vai depender totalmente de você.

Agora, vamos lembrar que além de tudo isso há uma solução bem simples: faz um layout você mesmo, pois não há quem atenda melhor nossas necessidades que nós mesmos.
Aí você pode pensar: COMO??????

BABY STEPS gente, BABY STEPS....

1o passo:

Anote tudo o que está envolvido na sua vida. Trabalho, pessoal, etc. Faz um brainstorm, o que quer dizer que vai estar tudo misturado.

2o passo: daquilo que vc anotou, categorize, divida de acordo com a área. Crianças, casa, trabalho, etc etc.

3o passo: agora analise quais desses aspectos precisa de reparo emergencial.

4o passo: imagine o que seria necessário colocar por escrito metodica e repetedamente de modo que as suas metas nessas áreas fossem atendidas.

5o passo: pesquisa layouts que possam se adequar aos seus propósitos, ou FAÇA VC MESMO


...................................................................................................................................................................

DICA: se vc não sabe fazer o seu, e ainda não quer gastar dinheiro com gráfica, uma ótima coisa a se fazer e simplesmente encher sua agenda de grid paper e ir desenhando suas folhas com caneta mesmo.

Depois que vc vir que já possui um ritual, pode mandar fazer numa gráfica, ou manipular algum programa de edição e fazer o seu em casa.

Agora, vou voltar à minha experiência. Eu juro que tentei me adaptar a esses modelitos. Advinha? Não deu.

Foi aí que conheci minha salvadora!!!!

DIY FISH LIFE MAPPING SYSTEM

...................................................................................................................................................................

DIY FISH LIFE MAPPING SYSTEM 

É Um treco que deixa todo mundo confuso (e me deixou também), salvou a minha LIFE!!! Juro!

Como ele é cheio de minúcias que eu quero explicar, embora sequer use todos, vou deixar todo mundo pendurado no precipício e fazer um post a parte.

Aqui embaixo vou deixar algumas recomendações de sistemas diversos, ok?

1. Miz Lebowe

2. POLKADOT POSIE

3. PRETTY PLANNR

4. PEMBROKE PAPERS

5. PHILOFAXY (esses são gratuitos)


Espero que tenham gostado e que me acompanhem na próxima!

UM PATY BEIJO pra quem tem idade de lembrar dessa hehe.




10 comments:

  1. Sempre usei a agenda com folhas diárias, mas depois que vi a semanal em duas páginas, confesso que estou tendo uma quedinha, mas como já comprei a tilfax flex para o ano que vem, não quero gastar mais, apenas adicionar algumas páginas. Estou tentando enfeitar minha agenda, mas realmente não é fácil, exige tempo, muito material e criatividade (como você mostrou nas primeiras fotos), coisa que não tenho. Mas estou aprendendo com vocês do grupo. Beijos!!!
    Joselita

    ReplyDelete
    Replies
    1. ;josy, é como eu falei ali da fase de luto. Fiquei suuuuper mal pq percebi que não ia funcionar pra mim de jeito nenhum. Passam-se horas literalmente pra deixar a agenda daquele jeito, e tudo meu é muito limitado quando se trata de tempo. Ora, tem dia que só vou no banheiro 2x, uma quando saio de casa e 1 quando chego, daí tu tira. pensei em desistir e talz, aí pensei: to sendo besta, a agenda PODE ser enfeitada, mas a intenção é que ela seja multifuncional e caiba nos seus propositos, aí prossegui. to gostando agora do meu setup, vamos ver como vai ser quando sair da minha clausura, pq por enquanto ainda to de atestado médico e volto a ativa semana que vem :)

      Delete
    2. This comment has been removed by the author.

      Delete
  2. ;josy, é como eu falei ali da fase de luto. Fiquei suuuuper mal pq percebi que não ia funcionar pra mim de jeito nenhum. Passam-se horas literalmente pra deixar a agenda daquele jeito, e tudo meu é muito limitado quando se trata de tempo. Ora, tem dia que só vou no banheiro 2x, uma quando saio de casa e 1 quando chego, daí tu tira. pensei em desistir e talz, aí pensei: to sendo besta, a agenda PODE ser enfeitada, mas a intenção é que ela seja multifuncional e caiba nos seus propositos, aí prossegui. to gostando agora do meu setup, vamos ver como vai ser quando sair da minha clausura, pq por enquanto ainda to de atestado médico e volto a ativa semana que vem :)

    ReplyDelete
  3. Muito bom seu post!!
    Pra deixar a filofax ou alguma genérica assim tem que fazer curso de desenho, scrapbook e caligrafia! :P
    Como eu ainda tenho tempo livre nos meus dias, vou arriscar. Mas agora mais consciente que pode não dar certo.
    Quero comprar uma pro ano que vem, mas com anotações diárias. Qual você me recomenda?

    ReplyDelete
    Replies
    1. Eita Gabi. A chave mesmo de achar uma que seja certa pra vc, é sentar e organizar os pensamentos com relação às tuas necessidades reais. Precisa de agenda só pra anotar compromisso? È pra manter o financeiro em orderm? È pra fazer gerenciamento de tempo? É só pra ter onde escrever? Depois que vc souber exatamente o que precisa na teoria, vai conseguir olhar pra qualquer layout e imaginar "ah! que legal! posso incluir isso aqui, aquilo ali etc", ou "não, esse realmente não vai ser funcional". Espero que ajude :)

      Delete
  4. Eita Gabi. A chave mesmo de achar uma que seja certa pra vc, é sentar e organizar os pensamentos com relação às tuas necessidades reais. Precisa de agenda só pra anotar compromisso? È pra manter o financeiro em orderm? È pra fazer gerenciamento de tempo? É só pra ter onde escrever? Depois que vc souber exatamente o que precisa na teoria, vai conseguir olhar pra qualquer layout e imaginar "ah! que legal! posso incluir isso aqui, aquilo ali etc", ou "não, esse realmente não vai ser funcional". Espero que ajude :)

    ReplyDelete
  5. Só uma coisa que notei quando reli seu textos...

    " Deixo e busco maridos e filhos todos os dias"...

    Além do jabuti, cachorros, gatos.... Quantos maridoS, você tem?

    Você é minha heroína. -risos
    Só tenho filho, trabalho e casa... Dispensei o marido, cachorros, gatos e afins, e ainda me acho sobrecarregada! LOL

    ReplyDelete
    Replies
    1. kkkkkkkkkkkkkk menina, agora que to vendo isso kkkkkkkkkkk Deixa assim mesmo pro povo achar que sou fodona, mas cá entre nós é só um mesmo. Da muito trabalho esse povo! kkkkkkk

      Delete
    2. This comment has been removed by the author.

      Delete